sexta-feira, 7 de novembro de 2008

"Abrem-se as cortinas e começa o espetáculo"

“Abrem-se as cortinas e começa o espetáculo, torcida brasileira”
Por Emmanuel Grubisich Monteiro


Fiori Gigliotti: sem dúvida, um dos maiores narradores esportivos brasileiros em todos os tempos


A criatividade foi um dos pontos-chave da narração esportiva, a fim de enfrentar a imagem da TV e de conquistar a preferência dos ouvintes.

Um exemplo utilizado pelos locutores foi a utilização dos bordões – expressões ou frases de efeito. Bento Soares, em "Vendo o jogo pelo rádio: memórias da imprensa esportiva brasileira", de 2006, comenta a relação entre a criatividade dos narradores e a forma como ela caiu no gosto das pessoas:

"O futebol sempre foi um campo fértil para a criatividade dos profissionais que lidam com o uso da linguagem aplicada ao esporte. Muitas expressões criadas por locutores e repórteres fizeram sucesso e caíram no gosto e na boca do povo. Algumas delas chegam a ser incorporadas ao linguajar das pessoas, sendo largamente utilizadas em conversas, mesmo fora do ambiente esportivo."

FIORI GIGLIOTTI
Um relato particular: quando criança, meu avô costumava me levar para a Associação do Banestado, aqui em Londrina, nos finais de semana, para nadar e jogar futebol com ele. Era início da década de 1990 e eu pouco entendia de futebol.

Depois de algumas braçadas naquela água gelada, principalmente aos domingos, por volta das 4 horas da tarde, começavam os clássicos do futebol brasileiro e o narrador era quase sempre o Fiori Gigliotti.

Naquela época ainda não havia o pay-per-view na televisão. Meu avô levava o radinho de pilha e o colocava ao lado da piscina para que ouvíssemos as narrações do Fiori.

Por causa destes dois homens: meu avô e pelo Fiori, hoje sou um apaixonado por futebol.

Meu avô, um "louco" por futebol e pelo Fiori, um ícone da narração esportiva em nosso país.
Para mim, quando o Fiori 'cantava' "Abrem-se as cortinas e começa o espetáculo, torcida brasileira", parecia sim, que o futebol se transformava em algo mágico, se tornava mais bonito do que ele realmente é.

Por coincidência ou não, destino, talvez, Fiori faleceu um dia antes do início da Copa do Mundo da Alemanha, em 8 de junho de 2006.

Para mim, os três maiores narradores foram Fiori Gigliotti, Osmar Santos e José Silvério.
E na opinião de vocês, quem foi o melhor?

9 comentários:

  1. Concordo plenamente.
    Fiori, Osmar Santos e José Silvério foram senacionais.
    Era como se o ouvinte realmente estivesse vendo o jogo.
    Muito bacana o texto.
    Seria um sonho ouvir o saudoso Osmar Santos narrando o gol do hexacampeonato tricolor.
    Grande abs...

    ResponderExcluir
  2. Já que foram citados os bordões, me lembro de um narrador da TV Bandeirantes - cobria jogos do Carioca - que se eu nao me engano se chamava Januario Oliveira. Nao sei se foi ele quem inventou, mas eu me divertia muito quando, após uma jogada faltosa no campo, ele falava "Ta lá um corpo estendido no chão".Muito bom!!!

    ResponderExcluir
  3. Ainda bem que um dia tivemos narradores dos quais nos orgulhar, quem sabe daqui há alguns anos as coisas não se renovem e talvez voltemos a sentir a mesma emoção ao ouvir uma partida pelo radinho de pilhas.
    um beijo
    Bruna Batista

    ResponderExcluir
  4. Acho que o blog foi só um trabalho mesmo!
    Ha!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o seu blog meu amigo!!!!
    Quando se acompanha jogo pelo rádio a emoção é diferente do que pela televisão. O radialista tem o dom de emocionar a transmissão.
    Grande abraço!!!!!

    Alderi

    ResponderExcluir
  6. Cara que emoção voltar a ver o nome dessas belbadas do rádio futebolistico, saudade tremenda do Osmar Santos (Pimba na Gorduchinha), mas ao passar dos anos o radio ficou meio esquecido, mas digo uma coisa meu amigo, o jogo mais emocionante fora estar no estádio é ouvir no rádio, o time sempre ta colocando presão mesmo que esteja tocando a bola no meio de campo. Abraço

    ResponderExcluir
  7. Primeiramente, muito legal o seu Blog.
    Sobre esse post. Todos os três que você colocou foram ótimos.
    O Fiori Gigliotti foi um narrador fantástico e vamos sentir muito a sua falta.
    Valeu e visitem: saulobotafogo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Na minha opinião, isso é saudosismo barato. É a mania de melhorar as coisas do passado, esquecendo os seus defeitos. Na minha humilde opinião, os melhores narradores do Brasil são o Galvão Bueno (é tetra! é tetra!), Cléber Machado e Jasson Goulart, o melhor narrador do Paraná.

    ResponderExcluir
  9. Poxa, mas só um post... quero ler mais! Bora escrever!

    ResponderExcluir