quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Narração de gol mais curta x mais longa

Os narradores de rádio e televisão
contribuíram com a paixão do brasileiro pelo futebol

Por Emmanuel Grubisich Monteiro


O rádio, por meio de seu longo alcance, possibilitou que torcedores no Norte e Nordeste do Brasil acompanhassem as partidas dos principais times do Rio de Janeiro e de São Paulo. Essa é uma explicação pela qual Flamengo e Corinthians têm as duas maiores torcidas do país.


NARRAÇÃO DE GOL CURTA x LONGA

NICOLAU TUMA (1911 - 2006)


Vários locutores ficaram conhecidos pela forma de gritar gol. Em depoimento a Edileuza Soares, no livro “A bola no ar, o rádio esportivo em São Paulo”, de 1994, Nicolau Tuma explica porque não gostava de gritar o gol demoradamente. “Eu acho que o gol anunciado de forma demorada é uma perda de tempo. Quando um locutor diz ‘gooooooooooool’ e fica assim 20 segundos, o ouvinte quer saber logo quem foi que marcou”.



REBELLO JÚNIOR

Bento Soares, em “Vendo o jogo pelo rádio: memórias da imprensa esportiva brasileira”, de 2006, relata que Rebello Júnior foi o primeiro locutor a gritar o gol de forma demorada. Ele criou o estilo praticado até hoje e recebeu o apelido de “o homem do gol inconfundível”. Segundo o autor, Rebello Júnior narrou pela primeira vez em 1936, pela Rádio Cosmos, de São Paulo.

NARRADORES CARIOCAS X NARRADORES PAULISTAS
Segundo Bento Soares (2006), as primeiras transmissões de futebol no Rio de Janeiro foram realizadas por Amador Santos, pela Rádio Clube do Brasil. O autor afirma que os cariocas descreviam o lance pausadamente, ao contrário dos paulistas, que apresentavam narrações com mais emoção e vibração.

E você, o que prefere? Lembrando que os dois estilos fizeram sucesso.
  1. Uma narração com mais emoção e vibração?
  2. Uma narração mais cadenciada, mais pausada?

4 comentários:

  1. Não precisa ser lerda, mas pelo menos que dê pra entender alguma coisa além do grito de gol.

    ResponderExcluir
  2. Tem que ser uma narração com emoção e vibração senão fica cansativo e chato ouvir pelo radio

    ResponderExcluir
  3. Q merdaa de blog aff !!!

    ResponderExcluir
  4. A narração carioca também traz emoção no cadenciar dos lances. Um exemplo é o locutor Luiz Penido que narra pausadamente e vibra muito com os lances!

    ResponderExcluir